A Gonvarri Industries, motivada pelo grande número de colaboradores que utilizam seus veículos para se deslocar ao trabalho, assim como por atuar na fabricação de produtos veiculares e para as vias que buscam mitigar ou reduzir a severidade dos sinistros de trânsito, criou o conceito “Emotional Driving”, que de forma natural e positiva, ressaltando valores pessoais, familiares e sociais, sensibiliza os condutores quanto a sua responsabilidade ao volante, seja para si mesmo, para seus passageiros, para os demais usuários que compartilham seu trajeto ou mesmo para aqueles que esperam sua chegada com segurança. A proposta é entender que o objetivo não é apenas AONDE chegar, mas também COMO chegar, POR QUE chegar e para QUEM chegar.
Trabalhar o fator HUMANO, é conceitualizá-lo dentro da gestão da segurança viária.
Não podemos apenas aceitar que erros humanos acontecem, temos que entender o porquê, INVESTIGAR, somente assim podemos atuar a respeito, PREVENIR, e de forma mais assertiva e comunicativa EDUCAR, CONSCIENTIZAR e SENSIBILIZAR, por meio de campanhas que visam trabalhar o comportamento emocional, motivando a conduzir com responsabilidade, diferentemente de campanhas que gerem medo ou pânico e agreguem insegurança aos motoristas e a seus passageiros.
Performance, Pessoas e Planeta 2024-2030:
Na comemoração dos 10 anos de existência, o “Emotional Driving” foi consagrado por importantes prêmios internacionais que reconhecem o esforço e o compromisso da Gonvarri Industries na sensibilização quanto a Segurança Viária.
A Marangoni, parceira da Road Steel, empresa do grupo Gonvarri, motivada pelo conceito “Emotional Driving”, assumiu seu compromisso com a segurança viária e liderou a pesquisa sobre o comportamento dos condutores brasileiros, com o objetivo de determinar as distrações em geral e o uso do celular ao volante, assim como conscientizar e motivar quanto a segurança viária.
Este estudo faz parte de um conjunto de pesquisas mundialmente realizadas pela Gonvarri Industries.
Utilizando metodologia por amostragem, foram entrevistadas 1.062 pessoas de 18 a 70 anos de idade, de todas as classes sociais, e que tenham dirigido um veículo pelo menos 1 vez nos últimos 12 meses.
Com 93 perguntas coletadas de 26/03/2024 a 12/04/2024, e uma margem de erro de 3,0 PP, tendo um intervalo de confiança de 95%, foi obtido um relatório em que foi possível analisar o comportamento do condutor, suas expectativas, anseios, motivações e seu entendimento quanto ao tema da segurança viária.
O que foi analisado:
60% dos motoristas já viveram pelo menos uma experiência de distração no trânsito que o colocou em perigo.
53% dos motoristas consideram que se distrai raramente enquanto dirige e 25% entendem que não se distrai nunca enquanto está guiando um veículo.
O celular é o principal motivo por desviar a atenção dos motoristas (83%). O cansaço e a condução desrespeitosa e agressiva também se destacam, com 63% e 56% respectivamente.
Escrever mensagens de texto no WhatsApp e ler notícias são as atividades mais perigosas para se fazer enquanto dirige, segundo os respondentes, com 73% e 70% respectivamente.
39% dos motoristas checam o celular enquanto dirige sempre, frequentemente ou às vezes. Para esse que utilizam, 6,55 segundos é o tempo médio seguro para utilizar o celular sem perder a atenção na direção e correr perigo.
70% já diminuiu a velocidade por ter pensado em alguma pessoa especial.
⚠ De forma geral, o público acredita que os motoristas brasileiros não dirigem de forma responsável e segura,
embora 80% declarem que seja um motorista cauteloso e responsável. 🎗Vale destacar que 27% confessam que
quando acompanhados de familiares ou amigos, não dirigem da mesma forma que quando sozinho no veículo.
Tendo o conceito como objetivo à prevenção dos sinistros de trânsito, através do estudo do comportamento dos condutores para promover ações motivacionais educacionais, o “Emotional Driving” está diretamente alinhado a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, que tem com a meta reduzir mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50%, assim como ao Plano Global, destinado a todas as partes interessadas que buscam influenciar a segurança no trânsito através de ações.
O conceito também contribui diretamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
ODS 3 - Saúde e Bem-Estar: Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Meta 3.6: Até 2030, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por sinistros em estradas.
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Meta 11.2: Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.
ODS 17 - Parcerias e meios de implementação:
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) divide suas iniciativas em seis pilares para o desenvolvimento de suas ações, sendo eles:
Para um sistema seguro, é imprescindível atuar de forma conjunta nos fatores que o compõe, sendo eles HUMANO, VIAS e VEÍCULOS.
Se faz necessário reconhecer que os seres humanos cometem erros no trânsito, mesmo sem a intenção de se expor ao risco por seu comportamento, e são vulneráveis a lesões em sinistros de trânsito.
O “Emotional Driving” contribui diretamente na gestão da segurança no trânsito (Pilar 1), uma vez que analisa o comportamento humano, promove ações de melhorias para as vias (Pilar 2) e aos veículos (Pilar 3), de forma a prevenir e suportar esses erros, e ainda, realiza campanhas com uma abordagem inovadora, motivacional e humanizada, a fim de contribuir com a educação para o trânsito (Pilar 4).
Conheça mais sobre o “Emotional Driving”, acesse o site: https://www.emotionaldriving.com/
Para acessar o relatório completo da pesquisa “Brazillian Drivers” clique aqui!