Diferenças entre o TAE e o Atenuador

02 de setembro de 2024

O TAE (Terminal Absorvedor de Energia) e o Atenuador de Impacto, são modernos dispositivos de contenção pontual que minimizam a gravidade dos danos (e lesões) gerados nas colisões dos veículos.
Porém, cada um foi desenvolvido com características específicas e aplicações distintas nas vias.


Vejamos as diferenças:
• TAE (Terminal Absorvedor de Energia)
- Os TAEs são dispositivos desenvolvidos para proteger as extremidades de um tramo de defensa metálica instalado dentro da zona livre, em uma via com velocidade igual ou superior a 60 km/h, onde a barreira possa ser impactada pelo veículo frontalmente.
- Absorvem a energia cinética do impacto através de sua deformação e também a transmitindo ao solo, de forma segura e eficiente.
- A norma europeia e americana utilizam veículos leves ou pick-ups em seus ensaios de impacto. Portanto, independentemente de qual norma certifique os TAEs, esses dispositivos nunca devem ser instalados dentro do comprimento mínimo de defensas metálicas com nível de contenção alto ou muito alto, já que tais defensas precisam conter veículos com massa igual ou superior a 10 toneladas.


• Atenuadores de Impacto
- São dispositivos autoportantes e sua função é reduzir a severidade do impacto de um veículo leve, desacelerando-o gradualmente até a sua parada. Em uma colisão, o dispositivo se deforma, absorvendo e dissipando a energia por meio de sua própria estrutura, impedindo que o veículo colida diretamente à face frontal do obstáculo.
- Quando integrados a uma barreira de contenção, os atenuadores de impacto operam de forma independente, sem transferir energia para a barreira.
- São especialmente projetados para locais com obstáculos fixos, como saídas de pista (agulhas), pórticos, praças de pedágio, pilares de pontes e viadutos, entre outros pontos.
Ambos os sistemas da Marangoni-Road Steel foram submetidos a ensaios de Crash Test e são certificados.

A norma de TAEs foi atualizada
A norma UNE CEN/TS 1317-7 substituiu a ENV 1317-4, trazendo mudanças importantes tais como:
- As nomenclaturas tradicionais P1, P2, P3 e P4, foram substituídas por 9 classes de comportamento: T50, T80/3, T80/2, T80/1, T80, T100/1, T100, T110/1 e T110, com o aumento do número de ensaios de 4 para 6 e mudanças na aceitação ou rejeição de um terminal. Em razão no nosso compromisso com a inovação, qualidade de nossos produtos e a segurança viária, todos os TAEs da Marangoni-Road Steel já possuem certificação e atendem a nova norma EN 1317-7.


A Marangoni tem em seu portfólio os Atenuadores de Impacto Road Steel com lados Paralelos, Concorrentes e Assimétricos. Uma linha de produtos desenvolvidos de acordo com a norma europeia EN 1317-3 e contendo certificado CE.

Saiba mais, clique aqui e fale conosco!