A Norma da ABNT apresenta critérios de dimensionamento das grades de piso onde são utilizadas em ambiente de trânsito de pessoas, as quais deverão suportar a carga mínima concentrada em uma área de 200×200 mm, maior ou igual a 150 kg, com uma flecha máxima de 4,00 mm.
Normalmente quando solicitada uma grade para trânsito de pessoas a primeira informação que é fornecida ao fabricante é a resistência com carga distribuída (kg/m²). Porém, o cálculo com base na carga distribuída em kg/m2, na maioria das vezes, acaba por ser menor que os 150 kg concentrados e a flecha pode ficar muito acima dos 4,00 mm, não condizendo com a especificação da NBR 16696.
Seguindo a diretriz da norma ABNT elimina-se o problema de flecha excessiva quando da solicitação das grades eletrofundidas com carga concentrada e limitando a flecha em 4,00 mm.
A importância da flecha máxima de 4,00mm
A norma apresenta três critérios de dimensionamento das grades eletrofundidas:
- Carga máxima admissível;
- Carga máxima para uma flecha de L/200 do Vão e
- Carga máxima para uma flecha de 4,00 mm.
A Marangoni-Meiser utiliza como padrão nos dimensionamentos das grades, a carga máxima admissível. Quando da aplicação desta carga a flecha exceder a L/200 do vão, trabalhamos com a carga máxima obedecendo esta flecha de L/200.
Seguindo esta mesma análise, caso a flecha de L/200 ultrapasse a flecha de 4,00 mm, utilizamos a carga máxima obedecendo esta flecha de 4,00mm.
Esta lógica tem como objetivo evitar saliências entre uma grade e outra, prevenindo tropeços e consequentemente acidentes devido a flecha excessiva.
Outro fator importante é que, se a grade dimensionada no projeto apresentar uma flecha maior que 4,00 mm poderá ocorrer a soltura dos grampos de fixação.
Vale lembrar na montagem de grades, os apoios são obrigatórios somente nas extremidades das barras portantes e não nas barras secundárias. Somente observando a flecha máxima de 4,00 mm.