a) Por um lado, o impacto direto do motociclista contra a barreira pode causar graves lesões, frequentemente fatais.
b) Por outro lado, diante de uma queda, o risco de colisão do motociclista com outros elementos, face a inexistência de um sistema que o proteja.
A barreira metálica com sistema de proteção para motociclistas “ASC-H2P30-SPM (A1)” é um sistema de segurança especificamente desenvolvido para pontes, viadutos, coroação de muros de sustentação e outras obras similares, que incorpora proteção para usuários de veículos de duas rodas, em situações de impactos diretos com as com o meio-fio de concreto e a própria barreira.
O sistema de suporte é composto por uma lâmina trionda horizontal contínua, apoiada a cada 2 metros em postes de seção C-125 verticais. O sistema ASC-H2P30-SPM (A1) é composto por uma lâmina SPM metálica contínua de perfil plano-trapezoidal, localizada abaixo da lâmina trionda por meio de braços metálicos colocados entre os postes.
A barreira metálica com sistema de proteção para motociclistas “ASC-H2P30-SPM (A1)” é fabricado integralmente em chapa de aço laminada a quente, classes S235JR, S275JR e S355JR de acordo com o padrão europeu UNE-EN 10025 e galvanização por imersão a quente, de acordo com a norma europeia UNE-EN ISO 1461.
A barreira metálica com sistema de proteção para motociclistas “ASC-H2P30-SPM (A1)” superou com sucesso os ensaios de impacto com manequim em escala real, de acordo com a norma europeia UNE 135900 (CEN/TS 17.342): “Impacto com manequim de 87,5kg, a 70km/h e 30o em dois pontos de impacto: no poste e no centro do vão”. O índice HIC, as diferentes forças e momentos no pescoço medidos durante os ensaios estão dentro dos limites correspondentes a classe ótima de severidade (Nível 1), segundo a UNE 135900.
Além dos ensaios com manequins, que definem o quanto os dispositivo mitigam os impactos de motociclistas, a barreira completa com o sistema “ASC-H2P30-SPM (A1)” também realizou ensaios em escala real através de impactos de veículos de quatro rodas, de acordo com a norma UNE-EN 1317-1,2, e superou com sucesso os crash testes TB51 e TB11, cumprindo todos os critérios para o nível de contenção H2, área de trabalho W2 deflexão dinâmica de 0,5m e classe de severidade B. Desta maneira, é garantido que a proteção para os motociclistas não reduz a eficácia da barreira metálica em veículos de quatro rodas.
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